O teor de gordura é um dos parâmetros mais importantes para o controlo de qualidade de alimentos e rações.

Por um lado, o teor de gordura contribui muito para o valor nutricional de um produto, por outro lado, algumas gorduras (por exemplo, gordura do leite ou gordura do cacau) são componentes bastante caros e, portanto, devem ser usados ​​economicamente. Devido às diretivas da UE sobre a rotulagem de alimentos com termos como “light” ou “baixo teor de gordura”, cabe aos fabricantes indicar o verdadeiro teor de gordura de seus produtos na embalagem.

Métodos de análise de gordura

Existem vários métodos de análise quantitativa de gordura. O método aplicado depende do material da amostra, da precisão necessária e do prazo. A extração por solvente segundo Soxhlet e Weibull-Stoldt são dois dos métodos clássicos onde a amostra é submetida à digestão ácida antes da extração. Extrações Soxhlet são geralmente automatizadas, várias amostras podem ser processadas simultaneamente.

Esses sistemas oferecem vários benefícios, como fácil manuseamento, recuperação de solvente, recursos de segurança e uma pequena pegada ecológica. A programabilidade de tempo e número de ciclos de extração garante uma extração em condições reproduzíveis. Além disso, a possibilidade de selecionar placas de aquecimento individuais ajuda a economizar energia.

Redução de tamanho de amostras com alto teor de gordura

Para determinar o teor de gordura por extração quantitativa, é necessário preparar a amostra com antecedência. Durante o processo de preparação deve-se ter cuidado para que as propriedades a serem determinadas – neste caso o teor de gordura – não sejam alteradas de forma alguma. Se a redução do tamanho for realizada de forma incorreta, não se pode evitar a perda de gordura, pois o uso de acessórios inadequados e parâmetros de operação incorretos conduzem inevitavelmente a resíduos de gordura no interior da câmara de moagem e nas ferramentas de moagem. A amostra deve então ser rejeitada e o moinho deve ser limpo.

Moinho Ultracentrífugo ZM 200 Retsch

A RETSCH oferece dois moinhos para a redução de tamanho de materiais que contenham gordura ou óleo.

O Moinho Ultracentrífugo ZM 200 é um moinho a rotor que é usado para a redução de tamanho fino de produtos de média dureza com um teor moderado de gordura, como sementes oleaginosas, biscoitos, ração em pellets ou ração para cães.  

A amostra é moída principalmente por efeitos de cisalhamento entre o rotor e um crivo. O tamanho da abertura do crivo determina o grau de finura. Para análise de gordura por extração, uma finura final de 0,5 a 1 mm é geralmente suficiente, o que pode ser obtido com tamanhos de abertura de 0,75 a 1,5 mm. O uso de tamanhos menores pode levar à separação da gordura, portanto, a regra “não tão fina quanto possível, mas tão fina quanto necessário” deve ser seguida.

Moinho de Facas GM 200 Retsch

O Moinho de Facas GM 200 é preferencialmente utilizado para substâncias com alto teor de água, óleo ou gordura, como pellets de peixe, carne, salsichas ou queijo. Este moinho tritura e homogeneíza a amostra por meio de efeitos de corte num copo. A finura final e o grau de homogeneização são determinados pela velocidade variável.

A RETSCH desenvolveu uma tampa por gravidade que reduz o volume do recipiente de moagem, evitando que a amostra escape do processo de homogeneização por se agarrar às paredes do recipiente. A tampa cai com o seu próprio peso durante a moagem e sempre fica diretamente sobre a amostra. O resultado é uma homogeneização completa do material completo da amostra. A tampa de gravidade também está disponível com canais de estouro. Garante que o líquido da célula liberado pela amostra durante a moagem seja devolvido por esses canais ao centro do recipiente, permitindo uma homogeneização perfeita.

Uma análise confiável e precisa só pode ser garantida pela preparação de amostras reproduzíveis. Para essas tarefas, a RETSCH oferece uma ampla linha de moinhos para o seu laboratório adequados a cada material. 

Está interessado em adquirir um Moinho RETSCH? Solicite-nos um orçamento de forma gratuita e sem compromisso.

Se tiver alguma dúvida ou questão, por favor entre em contacto connosco  aqui.

Artigo traduzido do original do nosso fornecedor Retsch.

Scansci, Na Vanguarda da Tecnologia