Guia para encontrar a balança certa para a sua aplicação

Para laboratório ou aplicação industrial, qual é a balança certa para a sua aplicação?

As balanças são cruciais para aplicações de laboratório e industriais onde a alta precisão e estabilidade da pesagem são uma necessidade. Certos setores exigem o uso de alguns tipos de balanças específicas para fazer o trabalho. No entanto, escolher a balança adequada para o seu dia a dia (uma marca com boa qualidade e apoio do fornecedor/marca para manutenção e assistência técnica no futuro) são fundamentais na decisão de compra.

Ao tomar uma decisão de compra, os utilizadores devem considerar muitos fatores, incluindo orçamento, resolução, capacidade, calibração, precisão, condições ambientais do espaço de trabalho, recursos adicionais, acessórios e principalmente a qualidade da Marca a escolher. Embora muitas balanças hoje tenham uma longa lista de recursos e funções adicionais, a compra de algumas opções/funções (que podem ser usados apenas ocasionalmente) podem desviar-nos do essencial em vez de nos focarmos no desempenho metrológico em obter resultados fiáveis.

A A&D – Japão é um dos principais fabricantes mundiais de balanças laboratório, industriais e sistemas de pesagem e divide a gama em diferentes modelos e especificações que cada comprador deve ter em mente ao comprar as suas próximas balanças.

Escolher o tipo certo de balança

Existem vários tipos de balanças no mercado hoje. Estes são os quatro mais comuns:

  1. Balanças analíticas
  2. Balanças de precisão
  3. Micro-analíticas
  4. Ultra-Microanalíticas

Balanças analíticas são frequentemente usadas para diferentes pesagens, controlo de amostra, pesagem de formulação, medição de densidade, calibração de pipeta e pesagem de intervalo, normalmente quando ligado a um computador com software especial. Elas têm uma resolução entre 0,01 mg (0,00001 g) e 1 mg (0,001 g). Para pequenas medições analíticas, escolha uma balança com uma gama de 1g a 250g. As aplicações com grande volume precisarão de modelos com capacidade de 250g a 500g.

Balanças de precisão destinam-se a GMP, pesagem de formulação, controlo de amostra, pesagem, pesagem dinâmica, ISO e outros sistemas de controlo de qualidade e pesagem de intervalo assistida por um computador com software especial. Essas balanças apresentarão faixas de resolução de 1 mg (0,001 g) e 1 g. As unidades menores terão faixas de capacidade de 1g a 35.000g, enquanto as unidades maiores são construídas para lidar com 35.000g a 70.000g.

Micro-analíticas são usadas para pesagem de amostras pequenas, análise de pesticidas, análise elementar de vidro, calibração de pipeta e pesagem de material particular. As especificações de resolução para este tipo de balança variam entre 1 µg (0,000001 g) e 0,01 mg (0,00001 g). Existem unidades com gamas de pesagem entre 0g a 25g para pequenas aplicações e de 25g a 50g para aplicações em grande escala.

Ultra-Microanalíticas são projetadas para serem usadas na pesagem, secagem, incineração ou incineração de material particulado e medição de revestimento. Esses tipos de balanças apresentam uma resolução de 0,1 µg (0,0000001 g) e uma capacidade de aproximadamente 5g.

Funções da balança que devem ter em conta

Balança Industrial

Capacidade
Uma das primeiras questões a considerar ao decidir comprar uma balança são a capacidade máxima da balança. Anote os pesos líquidos mais pesados e leves das amostras ou materiais que utiliza. Use essas informações para escolher uma balança com capacidade que combine esses pesos com uma margem e segurança adicional, apenas para garantir uma pesagem sem problemas. No entanto, tenha atenção com a capacidade máxima que pretender adquirir, porque uma balança com muita capacidade extra será um pouco mais cara (ou muito mais cara, dependendo dos modelos). Se pesar apenas itens com peso de 100g, não será necessário comprar uma balança com capacidade para 300g (exceto se o aumento do preço for pouco relevante).

Resolução
Resolução é a menor alteração de peso detetável que uma balança é capaz de indicar. Digamos, por exemplo, que a balança que pretende tenha uma resolução de 1 µg (0,001 mg). Isso significa que a exibição na balança aumentará em incrementos de 1 µg.

Calibração
A calibração da balança pode ser realizada manualmente ou automaticamente. Durante a calibração manual ou externa, os utilizadores entram num modo de calibração especial na balança e colocam um peso certificado na parte superior para verificar e/ou corrigir para uma configuração adequada. A calibração automática, por outro lado, depende dos recursos integrados na balança para obter os mesmos resultados (nem todos os modelos têm essa função disponível).

Pesos para calibração de Balanças

Com a calibração manual, os proprietários da balança precisam de ter pesos de calibração com certificados por uma empresa acreditada pelo menos uma vez por ano. Isso ocorre porque as massas de calibração nunca permanecem as mesmas com o uso repetido; desgaste normal, impressões digitais, arranhões e corrosão por contaminantes na atmosfera contribuem para essa mudança.
Os recursos de calibração interna encontrados em alguns modelos de balanças definitivamente adicionam conveniência e economizam tempo. Muitas balanças com esse recurso também são capazes de calibração externa.

Condições ambientais
A localização e o ambiente são fatores essenciais quando se trata de balanças. Questões que deve saber antes da compra:

  1. Esta é uma área perigosa?
  2. Está num ambiente seco ou húmido?
  3. As minhas amostras ou materiais estão secos, ou Húmidos/molhados?
  4. A minha balança ficará situada perto de uma janela ou de um ar condicionado?
  5. Qual é a temperatura dentro da sala?
  6. Existe uma estrada ou outras fontes de vibração nas proximidades?

Para alguns tipos de balanças, como Analíticas e Micro-analiticas, as menores alterações podem afetar as leituras devido às resoluções mais altas deste modelo. Observe o seu ambiente de trabalho e use esses detalhes para ajudá-lo a escolher uma balança com os recursos certos. Por exemplo, se a sua balança estiver situada perto de uma janela ou de um ar condicionado, considere adquirir um dispositivo com recalibração automática para remover quaisquer erros causados pela mudança de temperatura. Se estiver a pesar componentes de plástico e outras peças condutoras, pense em obter um acessório desionizador (AD-1683 da A&D – uso universal com qualquer marca) para remover qualquer carga estática ou obter uma balança como os modelos A&D da série BM, que apresentam um desionizador embutido. Isso é especialmente útil sempre que amostras eletrostáticas estão envolvidas.

Funcionalidade e acessórios

O seu processo de pesagem exige que pese em gramas, miligramas, ou outras unidades de pesagem? Certifique-se de que as balanças que pretende possuem essas unidades de pesagem e com a resolução pretendida.

Se precisar contar peças, considere obter uma balança contruída especialmente para essas funções (Series HC-I e FC-i da A&D – Japão) que lhe permitirão contar as peças com precisão e eficácia.

Caso precise imprimir os seus resultados, precisará adquirir uma balança com uma impressora compatível como a Impressora Compacta AD-1192 ou outra. Se quiser armazenar os dados de pesagem no computador, aproveite o software de registro de dados WIN-CT (disponível gratuitamente no site da A&D – Japão). Lembre-se de que os acessórios variam de balança para balança, então reserve um tempo extra para examinar todas as informações disponíveis sobre o produto (ou consulte-nos para um aconselhamento com o nosso especialista em pesagens).

Certificação

A A&D – Japão fornece equipamentos de pesagem e medição de precisão, líderes da indústria para laboratórios em todo o mundo há mais de 40 anos. Na A&D Japão, cada peça do equipamento passa pelos mais altos padrões de qualidade em instalações com certificação ISO 9001 e todos os modelos comercializados na Europa/UE possuem certificação CE ou EC-para equipamentos destinados à pesagem de produtos para cliente final (Ex: Farmácias, Ourivesarias, alguns tipos de indústria com linhas de enchimento/pesagem de produtos final para venda a público como produtos alimentares, tintas, produtos limpeza, etc.…).

Consulte a linha completa de balanças de laboratório, industriais e acessórios da A&D – Japão, para ter um equipamento com uma garantia de qualidade, sem preocupações e assim um desempenho garantido da balança e satisfação de qualidade e robustez.

Se tiver alguma dúvida ou questão, por favor entre em contacto connosco  aqui.

Artigo traduzido do original do nosso fornecedor A&D.

Scansci, Na Vanguarda da Tecnologia